Portal Vital

911 Matérias - 433 Likes - 2718 Comentários RSS

Cuidar da casa, do trabalho e de você e ser boa nessas três coisas é perfeitamente possível se você estiver munida de uma agenda e uma lista de tarefas. Para melhorar a organização, segundo Regiane Deppe, consultora da Organare, a frequência de uso destas ferramentas e a disciplina é que fazem a diferença. “É importante contar com um sistema de organização de tarefas que possa ser confiável, acessado e atualizado constantemente. Não adianta criar uma lista, mas não revisá-la periodicamente”, explica.

 

Para tornar o dia mais produtivo, é preciso focar nas tarefas que precisam ser cumpridas naquele dia, evitando ao máximo interrupções. “Por exemplo: resista à tentação de ficar checando e-mails e redes sociais a todo instante – reserve momentos específicos para isso. Silencie temporariamente os grupos de WhatsApp que geralmente trocam mensagens não relacionadas à atividade que você tem que cumprir no dia”, diz Regiane.

 

Outra dica importante é ser objetivo quando houver interrupções que fogem do seu controle, como uma pessoa que vai até sua estação de trabalho solicitar informações – ou o filho que pede ajuda com algo. E, principalmente, não tenha medo de dizer não quando esta for sua resposta. Muitas vezes nos dispersamos ao dizer sim quando, na verdade, queremos dizer não.

 

A especialista também lembra que é importante respeitar o seu ritmo biológico. Se você geralmente é mais ativo à tarde, se possível, deixe para resolver tarefas mais difíceis neste período. “Tentar executar tarefas complexas quando seu nível de energia é menor só vai torná-la mais difícil do que realmente é, e você tenderá a deixá-las para depois”, afirma.

 

 

A arte de criar listas

 

Criar listas é uma forma bastante simples de organizar tarefas. As ferramentas podem variar desde uma caderneta, passando por uma lousa na cozinha (ou estação de trabalho) e até aplicativos no celular.

 

“A ferramenta ideal para gerenciar listas é aquela que melhor atende o nível de proficiência de cada pessoa. Quem já está bem familiarizada com o uso do celular, pode optar pelos aplicativos, tais como a Toodledo, Remember The Milk (RTM), Wunderlist, Astrid, Keep, entre outros. Para quem lida melhor com papel, o melhor é utilizar um caderno mesmo”, diz Regiane.

 

Para finalizar, saiba que um erro comum é fazer listas muito longas: o ideal é ter listas para cada área de responsabilidade – trabalho, carreira, filhos, casa, saúde. E você? Como organiza o seu tempo? Escreva nos comentários abaixo como você gerencia sua vida!

2 comentários nessa matéria

  • NEIDE OLIVEIRA

    NEIDE OLIVEIRA

    Já tentei, mas acabo burlando minha lista. Tentarei de novo. Boa matéria!

    Responder - 11 de abril às 16:48
  • ANA PAULA RAMOS ROTA

    ANA PAULA RAMOS ROTA

    Adorei!

    Responder - 15 de julho às 19:17