Portal Vital

911 Matérias - 433 Likes - 2718 Comentários RSS

Toda casa precisa de faxina, mesmo que isso seja cansativo e tome o seu tempo. Sem contar que é só deixar tudo limpinho que a sujeira começa a voltar logo em seguida, por mais que você capriche.

 

Mas existe um lado bom desta história: a limpeza não precisa ser maçante ou acabar com o seu humor e disposição. Pelo contrário. Algumas dicas fazem toda a diferença na hora de dar aquela renovada nos ambientes sem que seja uma coisa desagradável.

 

“O maior desafio é saber com que frequência cada área da casa deve ser cuidada, sem exagero ou falta. Acertar na medida de cada produto também é muito importante, uma vez que não é a dosagem que dá o melhor resultado, mas a frequência e o uso correto”, enfatiza a personal organizer Ivana Portella.

 

Planeje antes de começar

 

Ivana diz que o planejamento é essencial. “Observe os hábitos de sua família para que funcione melhor. Faça uma tabela com os dias e horários domésticos da semana e divida as ações. Para isso, adeque a faxina às necessidades específicas do seu lar e pense em quanto tempo você precisará para completar todas as tarefas”, explica a especialista.

 

Além de saber a quantidade certa de cada produto, lembre-se de usar os mais adequados para cada cômodo, evitando retrabalhos. Limpar um piso de madeira é bem diferente de cuidar do porcelanato do banheiro. Da mesma forma, o vidro das janelas ficarão limpos por mais tempo se você usar os itens adequados.

 

Ivana completa advertindo sobre cuidados com crianças, idosos, gestantes e pets. “Existem produtos específicos para eles. Verifique corretamente no rótulo suas especificações e prováveis efeitos à saúde. Caso perceba que algo não funciona bem, mude. Não se apegue porque o importante é funcionar sem fazer mal a ninguém”.

 

Dicas para manter a casa limpa

 

  • Organize o material de limpeza por setores: coloque em um cesto o que é para limpar banheiro, em outro o material da cozinha, mais um para a sala e os quartos, e assim por diante. Desta maneira você não ficará indo e voltando para a lavanderia em busca do que esqueceu.
  • Usou, limpou, guardou. A regrinha simples fará toda a diferença na sua casa e pode acabar com 90% da bagunça. Lembre-se: cada coisa tem seu lugar, mas elas não chegarão sozinhas até lá!
  • Troque a roupa de cama e de banho uma vez na semana e programe a lavagem para não sobrecarregar a máquina.

2 comentários nessa matéria

  • NEIDE OLIVEIRA

    NEIDE OLIVEIRA

    Usou, limpou, guardou...isso funciona muito positivamente!

    Responder - 11 de abril às 16:22
  • ANA PAULA RAMOS ROTA

    ANA PAULA RAMOS ROTA

    Dicas excelentes....

    Responder - 12 de janeiro às 17:44