Portal Vital

832 Matérias - 433 Likes - 2604 Comentários RSS

Se para as mulheres lidar com a traição não é nada fácil, para eles a situação também é bastante complicada. O peso de ter sido traído é maior para os homens, mesmo quando querem perdoar. Segundo o sexólogo Augusto Mendes, a nossa cultura ainda recrimina mais a mulher. “Logo, o homem se sente na obrigação de tomar uma atitude, como terminar a relação, da qual, muitas vezes, se arrepende.”

 

A infidelidade era algo frequente na antiguidade. Há relatos de que, na Grécia Antiga e em Roma, era comum as pessoas se relacionarem com mais de um parceiro. E mesmo no Antigo Testamento há casos de adultério, como o do rei Davi (cerca de 1.000 a.C.) com Bate-Seba. “Para o homem, trair é mais natural do que para a mulher”, comenta a psicóloga Marisa Ebrenz, do Rio de Janeiro. No entanto, ela acredita que perdoar uma traição depende muito do perfil dele.

 

 

Quando o sentimento entra em cena

 

Apesar de já ter traído e de acreditar que não houve envolvimento, o ator Flávio Quental, de 39 anos, é crítico em relação à infidelidade. “Existe uma tendência de achar que nós [homens] temos relações sem nos envolver. Eu acho que não é assim”, afirma.

 

Ele acredita, porém, que a igualdade entre homens e mulheres ainda não é realidade. “A mulher tem uma tendência a aceitar a traição. O homem, por machismo ou por ego, sofre mais. Assumir que foi traído para o seu círculo social é muito difícil, então a tendência é terminar”, admite.

 

Quental já foi traído e a relação acabou. Mas ele não acredita que precise ser sempre assim. “Dependendo da situação, isso pode ser administrado. No meu caso, a notícia da infidelidade veio com uma separação, pois havia um envolvimento emocional dela com outra pessoa. Então, foi bem dolorido”, lembra.

 

Mesmo quando o vínculo não é forte, a sensação de ser enganado pode doer bastante, como conta o empresário Everaldo Ramos da Costa, de 41 anos. “Quando fui traído, me senti péssimo”, lembra. Homossexual, ele conta que a traição aconteceu quando estava em um relacionamento de cinco anos. Ainda assim, em um primeiro momento, não pensou em pôr um ponto final na relação.

 

O término acabou ocorrendo porque a outra pessoa “começou a trair sempre”. Sem dúvida, seja homem ou mulher, lidar com uma traição é complicado. É preciso analisar o peso da traição para decidir se é possível manter o relacionamento.

 

Aposte no diálogo para resolver os problemas na relação
Homens e mulheres são infiéis por razões distintas
As mulheres são mais recriminadas quando praticam a infidelidade

2 comentários nessa matéria

  • JOÃO CRUZ PEREIRA SANTOS

    JOÃO CRUZ PEREIRA SANTOS

    ola eu fui traido ,ela fala que nao teve relacão sexsual mais é bem dificil acreditar eu vi uma mensagem e descobrir coma guda da tecnologia da oi e pela minha descofiança eu desculpei mais perdoar so deus eu estou tentando com ela novamente mais eu nao desculpo e nem perdou se eu deixar quieto ele vai fazer com outro e ai todos brasileiro sabe onde pode para eu preciso de aguda sou aqui da zona leste de são paulo são mateus rua marcos gonsalves correa 543-A sou o joão obrigado mim aguda ai com relevar mais um pouco esse caso sem maxucala

    Responder - 30 de junho às 18:57
  • FERNANDA PAZ FERNANDES

    FERNANDA PAZ FERNANDES

    Concordo,parabéns!

    Responder - 15 de agosto às 02:11