Portal Vital

911 Matérias - 433 Likes - 2718 Comentários RSS

Seja em casa, na praia ou no campo, férias são férias, mas não precisam ser sinônimo de estresse: saiba curtir o tão merecido descanso e aproveitar com os pequenos!

 

O período de férias escolares pode ser uma dor de cabeça para mães e pais atarefados. Nem sempre dá para conciliar a vida profissional com a energia da criançada, mas há soluções simples e lúdicas para facilitar a vida dos pais e ocupar e divertir os pequenos.

Um dos principais desafios certamente é manter a criança sempre sob os cuidados de alguém, seja com os pais ou, por exemplo, alternando dias nas casas de amiguinhos ou primos. Mesmo assim, você pode e deve se envolver e dar asas à imaginação do seu filho.

Caroline Drehmer Pilatti, psicóloga especializada em terapia infantil, lembra que é possível, sim, criar dias de diversão e estímulos nas férias de julho, quando faz mais frio e as brincadeiras ao ar livre ficam um pouco mais limitadas. A ideia é dar liberdade para se sujar sem medo e sem preocupação. “Por exemplo, você pode determinar um horário pela manhã dedicado para leitura, desenhar, usar tinta guache, massinha, argila, enfim, algo além de um simples lápis de cor”, aconselha a terapeuta, que atende em São Paulo.

Outra boa ideia para estimular a imaginação é manter o hábito de contar histórias sem fim, em que as próprias crianças desenham, pintam ou escrevem os desfechos que desejam e vêm às suas cabeças. A psicóloga lembra que o mais importante é manter os filhos sempre sob a supervisão de algum adulto que as estimule a realizar projetos e aguçar a curiosidade.

 “O importante é que, indiferentemente da idade, toda criança gosta muito da presença de alguém e precisa de exemplos”, lembra ela. Nada de ficar no celular na hora de jogar bola – esteja sempre presente.

 

Sugestões

Mas se está em dúvida sobre atividades para as crianças, OMO te dá uma mão! Em seu site, a marca disponibiliza um guia de jogos e atividades educativas para ajudar o seu filho a se desenvolver e a descobrir o mundo brincando! Isso porque OMO acredita no potencial de cada criança e no seu direito de brincar para aprimorar seus conhecimentos e habilidades.

A página oferece sugestões de atividades infantis para entreter os pequenos e estimular o aprendizado por meio de brincadeiras para crianças, passeios e outras atividades recreativas, que, além de ensinar, também divertem!

1 comentário nessa matéria

  • ANA PAULA RAMOS ROTA

    ANA PAULA RAMOS ROTA

    Perfeito!!

    Responder - 13 de julho às 19:13