Portal Vital

358 Matérias - 212 Likes - 1391 Comentários RSS

Fazer uma comida caprichada para a família é uma experiência deliciosa, mas o duro é tirar a sujeira que fica no fogão depois, dependendo da receita. Gordura, molho de tomate e outros resíduos deixam o eletrodoméstico com mau aspecto, o que só uma boa limpeza remove.

 

A personal organizer Priscila Saboia, do blog Reorganiza, dá dicas para você fazer isso sem perder muito tempo e gastar energia desnecessária. O primeiro passo é sempre esperar o fogão esfriar. “Tire os suportes metálicos, os bicos e os queimadores, deixando-os de molho em uma bacia com detergente diluído em água para facilitar”, diz Priscila.

 

No caso da base do aparelho e dos botões, use pano úmido e detergente neutro. Só não faça muita força, principalmente no caso do inox. “Isso pode riscar. Esfregue com a parte macia da esponja umedecida, com o produto desengordurante e, se necessário, deixe agir durante algum tempo”, sugere. Outra dica é não aplicar abrasivos, pois isso acaba com a pintura do seu fogão.

 

Situações críticas

 

Queimado de comida

Você precisa ter muito cuidado: até considere a possibilidade de utilizar a uma palha de aço, mas com todo amor e carinho. O ideal é deixar a área de “molho” antes (despeje água morna) com um desengordurante e esfregar bem devagar.

 

Molho de tomate

Basta deixar a água morna agir por um tempinho antes de remover com detergente ou saponáceo cremoso.

 

Gordura impregnada sai?

Sim, mas é preciso deixar o produto de sua preferência agir por um tempo. Retire em seguida com um pano úmido e repita quantas vezes forem necessárias.

 

Não deixe acumular

Mantenha seu fogão sempre brilhando, limpando-o, pelo menos, uma vez por semana. “Se você não fizer isso, a gordura começa a tomar conta. E não se esqueça de fazer uma revisão, de vez em quando, para verificar se os bicos estão funcionando direitinho e se não há vazamento de gás”, conclui Priscila.

2 comentários nessa matéria

  • CLAUDIA GONCALVES

    CLAUDIA GONCALVES

    Obrigada pela matéria, estava precisando de uma solução para o meu fogão e deu super certo!!!!

    Responder - 10 de setembro às 13:51
  • ANA PAULA RAMOS ROTA

    ANA PAULA RAMOS ROTA

    Ótimas orientações!!! :)

    Responder - 27 de agosto às 18:33