Portal Vital

498 Matérias - 346 Likes - 2030 Comentários RSS

A principal doença sexualmente transmissível, entre as propagadas por vírus, é o HPV. Por isso, quanto mais você souber sobre ele, mais fácil será preveni-lo. O papilomavírus humano, como é chamado, se divide em mais de 140 tipos virais classificados por números. Alguns não provocam maiores problemas do que verrugas na pele. Outros cerca de 40 tipos diferentes têm foco maior nas áreas genitais e estão relacionados a verrugas e ao câncer, em especial o de colo do útero.

 

Como não apresenta sintomas, é difícil reconhecer a presença do vírus. Às vezes aparecem algumas irritações nas áreas genitais, mas só é possível confirmar o HPV através de exames médicos. A principal recomendação é visitar o médico com regularidade. No caso da mulher, se demorar muito tempo para fazer o exame papanicolau, por exemplo, há risco do vírus transformar as células normais da mucosa, sejam da vagina ou do colo do útero, em células cancerosas. O resultado pode ser o aparecimento de uma lesão que poderia ter sido curada em estágios iniciais.

 

Transmissão e prevenção

 

Em geral o HPV é transmitido pela relação sexual, mas não exclusivamente. As verrugas na pele, em qualquer parte do corpo, também podem transmitir o vírus se sofrerem algum traumatismo ou se a outra pessoa tiver um pequeno ferimento na pele. Assim, até a manipulação desprotegida de objetos contaminados pode causar a infecção.

 

Quanto à prevenção, estar informado é o ponto fundamental. O uso de preservativo é altamente recomendado, embora não proteja 100% das vezes, pois não cobre toda a área genital masculina. Vale a lembrança: para evitar problemas mais sérios, a visita regular ao médico pode diagnosticar qualquer alteração logo no início e, assim, evitar problemas maiores à sua saúde.

 

1 comentário nessa matéria

  • ISRAELITA RODRIGUES

    ISRAELITA RODRIGUES

    Ir ao ginecologista é fundamental para a mulher,o exame papanicolau, precisa ser feito todo ano.

    Responder - 30 de outubro às 20:44