Portal Vital

537 Matérias - 346 Likes - 2096 Comentários RSS

Todo fim de ano é a mesma coisa: apesar de você ter prometido que não ia abusar da comilança das festas de fim de ano, não teve jeito. A ceia estava deliciosa e você não pensou duas vezes em atacar tudo o que tinha na mesa – mais de uma vez. Tudo bem! Conversamos com uma nutricionista e separamos receitas deliciosas – e light – para voltar à forma.

 

A primeira regra, segundo a nutricionista Carla Souza, responsável técnica pelo Laboratório de Nutrição e Dietética da Universidade Estadual Paulista (Unesp), é não se culpar, afinal, o que está feito está feito. “A culpa gera ainda mais ansiedade e pode provocar a compulsão alimentar e ainda piorar a situação”, explica, orientando que agora é hora de voltar à rotina alimentar – e não emendar os abusos com férias, Carnaval etc. “As guloseimas ocupam o lugar de alimentos mais saudáveis e necessários para a manutenção da nossa saúde.”

 

Carla diz também que é muito importante não querer compensar os exageros do final de ano com dietas extremamente restritivas na esperança de apagar o passado – e os quilos extras – de forma instantânea. “Dieta detox, da lua, da sopa, da proteína, entre outras, só farão com que você perca líquido, massa muscular e muito dificilmente gordura, que é o ideal.

 

Essas dietas em geral não conseguem ser mantidas por muito tempo, podem causar deficiências nutricionais e ainda podem desencadear compulsão alimentar ao colocar o primeiro pedaço de comida ‘diferente’ na boca”, explica.

 

O segredo, então, está em uma dieta com ingestão de alimentos leves, a cada três horas, além de consumir bastante líquidos diariamente. Veja receitas saudáveis e deliciosas para retornar à forma.

 

Café da manhã

Muffin de milho sem glúten  

 

Almoço

Entrada de carpaccio de legumes

Prato principal de salmão com abobrinha e tomate cereja 

Sobremesa de brigadeiro de cenoura  

 

Jantar

Entrada de lagarto frio com molho de pimentões  

Prato principal de frango com batata doce e milho verde 

1 comentário nessa matéria

  • ANA PAULA RAMOS ROTA

    ANA PAULA RAMOS ROTA

    Perfeito

    Responder - 29 de janeiro às 01:36