Portal Vital

541 Matérias - 346 Likes - 2100 Comentários RSS

O primeiro passo para combater o inimigo é saber reconhecê-lo.  O cérebro é sem dúvidas o órgão mais importante do corpo. Esse órgão incrível controla todas as funções do corpo, direta ou indiretamente. É muito essencial tomarmos muito cuidado com nossa saúde mental,  e por isso aqui vão algumas dicas para você aliviar essa tensão com atitudes simples.

 

1. Desacelere. Tente desacelerar a mente por dez minutos antes de apagar a luz e fechar os olhos para dormir. Essa técnica de relaxamento, sugerida por pesquisadores que conduziram um estudo no Walter Reed National Military Medical Center, nos Estados Unidos, se chama tension tamer (em português, domador de tensão) e tem o poder de aliviar o estresse acumulado, diminuir a fadiga e ainda melhorar a qualidade do sono.

 

2.  Exercícios físicos. Todo mundo sabe que se exercitar faz um bem danado, pois neurotransmissores como a endorfina, responsável pela sensação de euforia e bem-estar, são liberados. Mas um estudo da Escola de Saúde Pública da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, mostrou que a pessoa não desfruta desses benefícios somente enquanto se mexe e logo depois. Eles se estendem ao longo de todo o dia, ajudando a driblar tensões e a aumentar a disposição para tarefas cotidianas. E nem é preciso virar rata de academia.

 

3. Procrastinação. Deixar para amanhã aquilo que pode ser feito hoje – todos fazemos isto! Só que, ao deixar que os afazeres da sua vida se amontoam, também gera stress. Desenvolva o hábito de “fazer agora” ou “tratar imediatamente” e mantenha tudo sobre controlo e em dia.  

 

4. Relaxe ao longo do dia. É importante que ao longo do dia, principalmente no trabalho, faça pequenas pausas. Durante alguns minutos, pare tudo e massageie os seus ombros, pescoço, cabeça, braços ou mãos; levante-se, estique as pernas ou espreguice-se; dê uma pequena caminhada; beba água.

 

5. Alimentação saudável. De mãos dadas com o exercício físico, também uma alimentação saudável e equilibrada é uma excelente forma de expulsar o stress, evitando que ele volte a aparecer. A velha máxima “nós somos o que comemos” nunca foi tão verdade!

 

Agora é só seguir uma vida mais saudável e livre de estresse. ;)

 

0 comentário nessa matéria