Portal Vital

509 Matérias - 346 Likes - 2043 Comentários RSS

Realizada no ambiente de trabalho, a ginástica laboral é composta por uma série de exercícios físicos simples e rápidos, que favorece o equilíbrio entre corpo e mente, relaxando e renovando o ânimo e a disposição dos funcionários.

 

Parte do cansaço e das dores que sentimos ao final do dia é consequência da má postura adotada durante o trabalho. Por horas e horas permanecemos na mesma posição, repetindo movimentos que acabam por sobrecarregar a musculatura. “A prática dos exercícios de alongamento ajuda a restabelecer a saúde física e mental”, explica a fisioterapeuta Roberta Potenza da Cunha Ribeiro.

 

Os benefícios da ginástica laboral são muitos: redução do estresse e das dores musculares, bem como melhora da concentração, da postura, da circulação e da flexibilidade. E se o funcionário se sente bem, a empresa tem um ótimo retorno, já que o índice de acidentes de trabalho e de funcionários afastados por lesões de repetição e outras doenças diminui. E tem mais: com a equipe motivada e estimulada, o aumento da produtividade é evidente.

 

Estique-se no expediente


“A cada duas horas, interrompa o trabalho e faça os exercícios abaixo. Mas não exagere: pratique cada um dos movimentos por, no máximo, 1 minuto”, orienta Roberta.


- Alongamento da coluna: em pé, espreguice-se, esticando os braços. Depois, flexione o tronco para frente e, em seguida, para os lados.

 

- Relaxe o pescoço e os ombros: faça movimentos circulares com os ombros, alternando-os para frente e para trás. Em seguida, movimente o pescoço para frente e para trás e de um lado para o outro. Por fim, faça um grande círculo com a cabeça, tanto no sentido horário quanto no anti-horário.

 

- Alongamento do antebraço: estique um braço para frente, deixando os dedos abaixados. Com a outra mão, puxe gentilmente os dedos para baixo, ficando com a palma voltada para seu tronco.

 

Gostou da matéria? Então, não deixe de conferir estes textos!

De olho na posturaColchão e travesseiro: escolha bem e durma como um anjo

 

De olho na postura

 

Colchão e travesseiro: escolha bem e durma como um anjo

9 comentários nessa matéria

  • ISRAELITA RODRIGUES

    ISRAELITA RODRIGUES

    Simples e que pode ajudar no nosso dia a dia.

    Responder - 07 de outubro às 22:28
  • MARINES SPINELLI ORTEGA

    MARINES SPINELLI ORTEGA

    Ginástica laboral,um bom colchão e travesseiro são ótimas sugestões para nosso bem estar.

    Responder - 09 de outubro às 03:32
  • ANGELUZIA ALMEIDA

    ANGELUZIA ALMEIDA

    Minha irmã é Prof. de Educação Física e implantou o programa em várias empresas de Cuiabá. Mostrei a matéria para ela e foi aprovadíssima. Parabéns Vital!

    Responder - 10 de setembro às 17:52
  • GLAIR BROTAS SAIDEL

    GLAIR BROTAS SAIDEL

    Glair 08/09/2011 Adorei as dicas,muito boas.Obrigado.

    Responder - 08 de setembro às 11:40
  • FABIANA I MORAES

    FABIANA I MORAES

    Boa tarde Vital!!! Excelente matéria,todas empresas deveriam adotar a ginástica laborial,pois,trazem ótimos benefícios tanto para o bom rendimento do funcionário e assim para a produtividade na empresa. Uma boa semana para todos que fazem parte deste lindo Portal!! Abraços :)) Obrigada.

    Responder - 15 de agosto às 16:32
  • ANA PAULA RAMOS ROTA

    ANA PAULA RAMOS ROTA

    Boa tarde Vital, adorei a matéria!! Achei muito interessante a ginástica laboral!! Vou procurar praticar!! Obrigada Vital pela matéria maravilhosa!!! Ótima semana para todos!!! Beijos ;)

    Responder - 15 de agosto às 15:16
  • ELIANE DE CASSIA GALVANO UCZINSHI

    ELIANE DE CASSIA GALVANO UCZINSHI

    Vital iniciando a semana com uma dica super importante! Em meu local de trabalho já realizamos algumas vezes sessões de ginástica laboral e a diferença ao final do dia foi imensa. Boa semana a todos!

    Responder - 15 de agosto às 13:32
  • VANESSA BRANDT

    VANESSA BRANDT

    Ola Vital!! No meu antigo emprego tinhamos um professor que dava ginática laboral, mas nesse atual não tenho não....!!! As dicas são muito uteis, vou começar a fazer!!! Obrigado!! Boa semana a todos!!!

    Responder - 15 de agosto às 12:39
  • LEDA SOARES

    LEDA SOARES

    Donas de casa também devem experimentar a ginastica laboral aliviam vicíos de postura.

    Responder - 15 de agosto às 12:37