Portal Vital

496 Matérias - 346 Likes - 2024 Comentários RSS

A Páscoa é um dos eventos mais importantes do calendário cristão e também sinônimo de supermercados abarrotados de atraentes ovos de chocolate. Quem está de dieta tende a temer a data, pois sabe que é difícil resistir às tentações dessa saborosa comemoração.

Mesmo sendo importante consumir com moderação, hoje se sabe que o chocolate é fonte de inúmeros benefícios à saúde. Rico em antioxidantes, ele pode ajudar a prevenir o envelhecimento causado pelos radicais livres e melhorar o fluxo arterial.

 

“O chocolate contém vários tipos de minerais, como o manganês, o potássio e o magnésio, além das vitaminas A, C e do complexo B”, acrescenta a nutricionista Danielle dos Santos Nascimento, do programa Viva Melhor, da RISA Restaurantes. E a profissional esclarece que o meio amargo é ainda mais benéfico. “Ele possui flavonoides, que reduzem o colesterol ‘ruim’ (LDL), elevam o ‘bom’ (HDL), são estimulantes cerebrais e têm efeito antioxidante sobre o sistema cardiovascular e circulatório, impedindo a deposição de gordura nas artérias. É indicado por nutricionistas e outros profissionais da saúde, porque é feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite”.

 

E não é mito o fato de que essa delícia proporciona uma sensação de bem-estar depois de ingerido. A nutricionista Alline Cristina Schüncke explica por que isso acontece: “Quando comemos um pedaço de chocolate meio amargo ou amargo, o nosso organismo libera a serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de satisfação, que acaba com o mau humor”. Ela comenta que a porcentagem de cacau deve ser sempre observada, em razão da quantidade de gordura que o alimento possui – por isso, ele não deve ser consumido em exagero. “Os melhores são aqueles que têm, no mínimo, 50% de cacau, conhecidos como meio amargo ou por ter alto teor dessa semente, pois a quantidade de açúcar e gordura na composição é baixa, o que aumenta os benefícios do produto”.

 

Mas se você está realmente determinado a manter a dieta nesta Páscoa, existem outras opções para consumir chocolate sem engordar. Além da alternativa do meio amargo, as bebidas achocolatadas não costumam ser muito calóricas, observa Alline. “As versões branco e diet deverão ser evitadas, uma vez que a primeira não contém cacau na fórmula, e a segunda é indicada para o controle da glicemia. Atente-se sempre ao consumo, que deverá ser de até uma barra pequena por semana”.

 

Existem ainda os tratamentos de beleza à base de chocolate, como banhos de ofurô e hidratantes. “O ativo dessas técnicas é o pó extraído da amêndoa do fruto do cacau. Ele tem ação antioxidante e é rico em flavonoides, que favorecem a hidratação, combatem os radicais livres e ajudam o organismo contra o envelhecimento”, explica Alline.

 

 

 

 

Se assim como a Equipe do Portal Vital você é louca por chocolate, não deixe de dar uma passadinha em nosso Especial de Páscoa.

Lá você encontrará receitas e dicas para curtir esta época do ano com a sua família!

6 comentários nessa matéria

  • ISRAELITA RODRIGUES

    ISRAELITA RODRIGUES

    Hummm!!! Chocolate dá até água na boca.

    Responder - 21 de maio às 23:00
  • CRISTIANE ALMEIDA

    CRISTIANE ALMEIDA

    Mesmo de dieta não dá para resistir.

    Responder - 24 de março às 21:32
  • CHARLENE ALVES DA SILVA

    CHARLENE ALVES DA SILVA

    Amoooooooooooooooo chocolate. Ai que tortura!!!! rsrrs

    Responder - 22 de março às 20:28
  • JANETE  DE FATIMA RIBEIRO DA SILVA

    JANETE DE FATIMA RIBEIRO DA SILVA

    Adooro chocolate, mas como estou de dieta vou maneirar e me ater só ao meio amargo.

    Responder - 22 de março às 17:20
  • JOELMA FERNANDES DE SOUZA GUIDA

    JOELMA FERNANDES DE SOUZA GUIDA

    ESSA MATERIA SEMPRE E BEM VINDA

    Responder - 21 de março às 00:14
  • ANA PAULA RAMOS ROTA

    ANA PAULA RAMOS ROTA

    Hummm amo!! :)

    Responder - 18 de março às 19:54