Portal Vital

496 Matérias - 346 Likes - 2024 Comentários RSS

Quem pensa que o outono é um período improdutivo, caracterizado apenas pela troca das folhas das árvores, está muito enganado! Trata-se de uma estação na qual a colheita de frutas é rica e abundante, assim como a variedade que chega aos mercados e feiras de todo o país.

 

De acordo com Tanise Amon, nutricionista do Instituto de Metabolismo e Nutrição de São Paulo (Imen-SP), as frutas mais comuns no outono são laranja e tangerina (ricas em vitamina C), caqui (rico em vitamina A) e abacate (fonte de gorduras monoinsaturadas que fazem bem para o coração). “Por estarem em seu período ideal de colheita, eles ficam ainda mais saborosos”, explica a nutricionista. Outra vantagem é econômica: produzir e transportar frutos que não estão em sua temporada envolvem custos que acabam refletindo no preço e, consequentemente, no seu bolso. Afinal, a natureza não produz morangos o ano inteiro, certo? Por isso essa delícia anda tão cara e difícil de ser adquirida.

 

Além das frutas citadas acima, coco, pera, maçã e carambola também estão à disposição para colorir sua fruteira. “Há, na composição de cada uma dessas frutas, vitaminas específicas que exercem funções diferentes em nosso organismo. Por isso, o recomendado é que se consuma frutas variadas”, afirma Tanise.

 

Quanto à escolha nas compras, a especialista dá a dica: “a melhor forma de adquirir boas frutas é optar pelas menos maduras, para prolongar sua qualidade”. Já para o consumo, frutos frescos, in natura, são os que mais trazem benefícios à saúde.

15 comentários nessa matéria

  • ISRAELITA RODRIGUES

    ISRAELITA RODRIGUES

    Sou até conhecida na feira,todos os domingos estou lá comprando minhas frutas.

    Responder - 28 de outubro às 20:55
  • KARINE BENFICA OLIVEIRA

    KARINE BENFICA OLIVEIRA

    Nada com a Vital para estar sempre nos orientando qualidade de vida... Adoro as reportagens e pode ter certeza que coloco em prática com a minha família que também acha um máximo... Karine 02/06/2011

    Responder - 02 de junho às 12:13
  • ANA PAULA DE OLIVEIRA

    ANA PAULA DE OLIVEIRA

    Demais essa matéria!! amo tangerina e nunca soube que ela era rica em vitamina C.

    Responder - 19 de maio às 20:39
  • ARIANE DE GOES NOGUEIRA SILVA

    ARIANE DE GOES NOGUEIRA SILVA

    Amei a matéria pois em casa consumimos frutas 3vezes ao dia por causa da dieta da minha filhota que tem 4 anos e é diabética. Ariane de Goes Nogueira Silva 15/05/2011

    Responder - 15 de maio às 13:17
  • JULIANA MADALENA

    JULIANA MADALENA

    Eu gosto muito de receber a revista, fico muito feliz, sempre tem novidades eu leio e depois empresto para minhas colegas e depois gruardo e sempre releio. Tem muitas dicas super interssantes, sugestão e uma revista para toda familia. Adoro parabens. nhas co

    Responder - 09 de maio às 16:25
  • GABRIELA RODRIGUES

    GABRIELA RODRIGUES

    Sou do tipo de pessoa que gosto muito de frutas , por isso uma coisa eu aprendi que comer frutas sempre que elas estão no seu periodo de epoca ficam bem mais baratas e facil de ser encontradas...boa dica !!!

    Responder - 04 de maio às 18:00
  • VANIA MARTINS WEIRICH

    VANIA MARTINS WEIRICH

    Adorei a matéria!!!!!!! Adoro comer bergamota, como é chamada aqui no sul; fonte de vitamina C.

    Responder - 02 de maio às 16:51
  • ISABEL MUNIZ VELLOSO

    ISABEL MUNIZ VELLOSO

    No que tange o assunto frutas sou até que meio esclarecida pois sou uma boa consumista de todo o tipo de frutas e não me lembro de achar que não gosto desta ou daquela, amo todas sem restrições e graças as nossas matérias aproveito bem mais o outono boa esta estação. Isabel

    Responder - 30 de abril às 14:27
  • ISABEL MUNIZ VELLOSO

    ISABEL MUNIZ VELLOSO

    Recebi a minha primrira edição da revista VITAL da UNILEVER fiquei muito contente e apos a leitura fiquei feliz por ser lembrada e também por ter tido momentos que pude curtir matérias inteligente e que combinam tão bem com a minha maneira de viver.Obraigada e aguardo ansiosamnte pelas próximas edições. OBS: Passo adiante para as minhas amigas que trabalham e não tem tempo para acessar computadores de lugar nenhum, elas estão muito felizes.

    Responder - 30 de abril às 14:25
  • PATRICIA AGUIAR ARCANJO

    PATRICIA AGUIAR ARCANJO

    Amei a matéria!!!! na minha casa nesta época do ano consumismo muita tangerina, laranja consumismo o ano inteiro, caqui também é campeão de consumo em minha casa, maçã e pera também, mas em quantidade maior nesta época do ano por causa do preço... continuem postando matérias assim que nos ajudam a comprar as frutas da época nos ajudando a fazer economia.

    Responder - 29 de abril às 19:30
  • MARIA ELAINE CARDOSO

    MARIA ELAINE CARDOSO

    E bom poder aproveitar e comprar as frutas de cada temporada, pois não pagamos o preço alto já que estão em plena safra.

    Responder - 28 de abril às 11:11
  • CARLA AGUIAR DE ASSIS

    CARLA AGUIAR DE ASSIS

    a materia foi boa adoro frutas.

    Responder - 27 de abril às 21:34
  • VANI CRISTINA CARDOSO

    VANI CRISTINA CARDOSO

    Gostei da matéria ,como adoro tangerina( mexirica como é chamado aqui em MG)vou saborea-las com gostinho d kero mais....no outono,época certa da colheta ,certamente fica mais saborosa

    Responder - 27 de abril às 20:24
  • HELEN CRISTINA BRISOLA MARCOLINO

    HELEN CRISTINA BRISOLA MARCOLINO

    Ótima matéria. A única fruta da qual eu não consumo é Jaca, de resto amo todas. Ir à feira ou ao varejão e pegar frutas novas com boa aparência é muito importante. Procuro colorir ao máximo minha fruteira. Laranja é a fruta preferida do bebê de 1 ano. Mas experimenta outras , pórem está em fase de degustação. A maçã é a fruta preferida da filhade 4 anos. Mas come de tudo, sem reclamar. O coco é a fruta preferida do papai. Tem as suas preferidas, mas come outras. Outono é uma época rica em frutas e todas deliciosas, aliás todas as frutas são deliciosas.

    Responder - 27 de abril às 20:02
  • ANA PAULA RAMOS ROTA

    ANA PAULA RAMOS ROTA

    Que bela matéria!! Adoro frutas!!!

    Responder - 26 de abril às 11:52