Portal Vital

509 Matérias - 346 Likes - 2043 Comentários RSS

Na praia, se quiser manter a saúde durante todo o verão, evite embutidos, bebidas alcoólicas e alimentos muito salgados. Segundo a nutricionista Daniela Jobst, da clínica NutriJobst (SP), essas combinações engordam e retêm líquido no corpo.

 

“Peixes grelhados, espetinhos de vegetais, frutas, picolés de frutas, saladas de frutas, açaí, sanduíches naturais são bem-vindos”, ressalta. Mas é sempre importante verificar a aparência dos alimentos. Caso não queira se arriscar, a dica é levar frutas e sanduíches de casa, assim como sucos – que devem ser acondicionados em uma sacola térmica – e barras de cereais, como orienta a nutricionista.

 

Além de altamente calóricas e gordurosas, as frituras costumam ser preparadas em óleos reutilizados, que acumulam toxinas. “Mas se for inevitável comer um salgadinho na praia, prefira um assado, como esfiha e pastel de forno. As empadas, apesar de preparadas ao forno, contêm muitas calorias e gordura hidrogenada”, alerta.

 

E não se esqueça de se hidratar bem, principalmente se estiver exposto ao sol. Beba pelo menos dois litros por dia. Sucos naturais e água de coco são ótimas opções porque, ao contrário do mate, dos refrigerantes e das bebidas alcoólicas, eles ajudam a hidratar e a repor sais minerais.

 

Leve na sacola

 

Daniela indica algumas receitinhas, caso você prefira levar seu próprio tira-gosto para a praia. Os sucos podem ser grandes aliados, desde que bem acondicionados. Prefira os energéticos, que ajudam a manter o pique todo o dia. Eles podem ser feitos com uma xícara de uva Itália sem sementes, três kiwis e uma laranja lima descascada; ou quatro cenouras, uma maçã descascada, um limão inteiro – incluindo a casca, duas laranjas e um pedaço de gengibre. Esse suco ainda mantém por mais tempo o bronzeado por causa da concentração de vitamina A da cenoura. Mas atenção: após manusear o limão, lave bem as mãos, porque a acidez dessa fruta pode causar queimaduras ao sol.

 

Um copo de água de coco, uma banana-maçã, meio mamão papaia e uma colher de sopa de linhaça é a receita ideal para enganar a fome sem ingerir muita caloria. Para comer, prepare um sanduíche com patê de atum e tofu. É prático e saudável.

 

Você pode também levar bolachas, biscoitos de polvilho – que, em geral, as crianças adoram – e caixinhas de suco AdeS e AdeS Nutrikids. Assim, você sacia sua fome e a de toda a família, sem correr riscos de passar momentos desagradáveis na praia.

 

De olho nas comidinhas de praia

3 comentários nessa matéria

  • ISRAELITA RODRIGUES

    ISRAELITA RODRIGUES

    Esse suco energético me atrai.

    Responder - 24 de novembro às 23:25
  • ANA PAULA RAMOS ROTA

    ANA PAULA RAMOS ROTA

    Excelente e importante matéria!! :)

    Responder - 01 de julho às 16:33
  • BEATRIZ FONTANA COSTA

    BEATRIZ FONTANA COSTA

    Muito boa esta matéria, adorei

    Responder - 19 de janeiro às 17:56