Portal Vital

541 Matérias - 346 Likes - 2100 Comentários RSS

Para preparar uma bela refeição, alguns itens são fundamentais: uma boa receita, temperos saborosos e a panela certa. Isso mesmo! Escolher corretamente esse utensílio garante que seu prato tenha a consistência desejada, seja ela mais tenra ou mais suculenta, douradinha ou bem cozida. Veja como tirar um melhor proveito de cada modelo disponível no mercado:

 

Panela de inox: “Distribui o calor de forma homogênea e é ideal para o preparo de cozidos, guisados e molhos”, conta Sérgio Ferreira, chef executivo do Espaço Fiesp.

 

Panela de alumínio: “Prefira as de fundo grosso, ideal para dourar os alimentos”, ensina o chef. Para dar fim às manchas, encha-a com água, acrescente o suco de 1 limão e deixe ferver até clarear. Depois, lave-a normalmente.

 

Panela e chapa de ferro: “Use a panela no preparo de cozidos e ensopados, que levam muito tempo no fogo. Já a chapa é perfeita para grelhar peixes, bifes, peito de frango e vegetais”, conta Sérgio.

 

Panela de vidro: Vai ao forno de micro-ondas e pode ser usada em qualquer receita. Mas, cuidado: seu aquecimento não é homogêneo, e o alimento gruda facilmente.

 

Panela de barro: “É perfeita para o preparo de moquecas e guisados, pois o material retém o calor”, explica o chef. Antes de usá-la, unte-a com óleo e leve ao fogo até soltar uma fumaça escura. Lave-a e seque no fogo.

 

Panela antiaderente: Evita que o alimento grude. Assim, você pode reduzir a quantidade de gordura da receita. Utilize colheres e espátulas de plástico e lave-a com esponja macia, pois risca com facilidade.

 

Panela de ágata: A camada de esmalte previne a contaminação por germes e bactérias. Como mantém o calor, os alimentos são cozidos rapidamente.

16 comentários nessa matéria

  • FERNANDA PAZ FERNANDES

    FERNANDA PAZ FERNANDES

    Obrigada!

    Responder - 11 de outubro às 00:53
  • FERNANDA PAZ FERNANDES

    FERNANDA PAZ FERNANDES

    Obrigada!

    Responder - 11 de outubro às 00:52
  • MARILENE ALVES CAJUEIRO AZEVEDO

    MARILENE ALVES CAJUEIRO AZEVEDO

    Dicas exclentes. Amei.

    Responder - 29 de julho às 00:36
  • ISRAELITA RODRIGUES

    ISRAELITA RODRIGUES

    Obrigada Portal, estava mesmo precisando dessas dicas.

    Responder - 16 de julho às 17:58
  • GIANI PINHEIRODOS  SANTOS

    GIANI PINHEIRODOS SANTOS

    Portal Vital me surpreende em cada materia pois e importante saber o tipo de panela para cada receita , eu particulamente achava que panela era tudo igual .

    Responder - 11 de junho às 00:55
  • JULIANA RODRIGUES DOS SANTOS

    JULIANA RODRIGUES DOS SANTOS

    Muito interessante essa matéria ... Eu não tinha idéia que a panela certa tinha relação com uma refeição mas saborosa. Obrigada Vital!!!

    Responder - 19 de setembro às 18:35
  • LAIS SANTOS

    LAIS SANTOS

    Eu sempre tenho duvidas sobre isso, as vezes é dificil .

    Responder - 19 de setembro às 01:23
  • LILLYANA SILVA CARVALHO

    LILLYANA SILVA CARVALHO

    A vital sempre nos ajudando, agora ja sei o tipo de panela que devo comprar e qual é melho para o preparo de cada refeição. Obrigada

    Responder - 16 de setembro às 17:16
  • REGINA VARES

    REGINA VARES

    Na panela certa, a refeição fica mais saborosa!

    Responder - 16 de setembro às 09:12
  • LECI OLIVEIRA MORAES

    LECI OLIVEIRA MORAES

    Ótima matéria,aqui a cada dia aprendo sempre. Portal Vital e toda sua equipe meus parabéns!

    Responder - 15 de setembro às 15:20
  • CLAUDIA ALONSO MENDES

    CLAUDIA ALONSO MENDES

    Nossa eu tive muito trabalho para descobrir a diferença de cada material, por isso esta matéria é barbara pq deve ter muitas pessoas em duvida. Um sugestão é informar sobre as opções de panela de pressão pq é outro dilema de quem quer cozinhar c qualidade e segurança!

    Responder - 15 de setembro às 11:48
  • JULIANO ZACARIAS FERREIRA

    JULIANO ZACARIAS FERREIRA

    Uau! Essa matéria se superou! Caraca com essas informações vamos longe. Parabéns, mil parabéns! Vou imprimir e passar para minha mãe que cá entre nós é uma expert na cozinha (rs, rs), sei que sou suspeito em falar isso! Eu sempre ouvia falar a respeito de se fazer comida na Panela de Ferro e de Barro, mas agora tudo se completou com essa matéria. Parabéns mais uma vez pessoal. Bom dia a todos!

    Responder - 15 de setembro às 08:11
  • LEDA SOARES

    LEDA SOARES

    Pode ser que panela velha faz comida boa, mas tenho certeza que panelas novas deixam a cozinha bonita e a cozinheira feliz e saudável.

    Responder - 14 de setembro às 20:29
  • VANESSA BRANDT

    VANESSA BRANDT

    Adoro panelas!! Tenho uma que só faço nela brigadeiro!!! Pois ele não gruda e o ponta da certinho!! Valeu Vital pela matéria.....!!!

    Responder - 14 de setembro às 18:01
  • ANA PAULA RAMOS ROTA

    ANA PAULA RAMOS ROTA

    Boa tarde Vital! Matéria super importante, adorei!! Ótimas orientações,vou segui-las!! Obrigada Portal Vital, aqui encontro tudo que preciso para estar bem informada!!! Beijos =)

    Responder - 14 de setembro às 13:45
  • FABIANA I MORAES

    FABIANA I MORAES

    Esses dias atrás estava em dúvida em relação a algumas panelas e agora acabei de tirá-las todas rsrs...adorei a matéria! Vital sempre nos ajudando,muito obrigada :) Abraços e uma ótima tarde.

    Responder - 14 de setembro às 13:44