Portal Vital

580 Matérias - 555 Likes - 3188 Comentários RSS

O Portal Vital convidou Katya Ivanova, cientista global de Dove, para responder às seis perguntas mais frequentes sobre pontas duplas.Não tem jeito: basta deixar o cabelo crescer para as pontas duplas começarem a aparecer. Elas são o resultado de um desgaste natural dos fios, causado por algumas práticas agressivas, por exemplo, o uso de chapinha e secador. Agentes cotidianos, como a escovação, a lavagem e até mesmo o sol e a poluição, enfraquecem a camada protetora das madeixas.

 

Por muito tempo, acreditou-se que só havia uma maneira de se livrar das pontas duplas: passando a tesoura nelas. Porém, o avanço das pesquisas possibilitou o surgimento de tratamentos que conseguem reconstruir a estrutura do cabelo.

 

Para não ter mais dúvidas, o Portal Vital convidou Katya Ivanova, a cientista global de Dove. A seguir, ela responde às seis perguntas mais frequentes sobre esse assunto.

 

O que são as pontas duplas?

 

“As pontas duplas aparecem quando o cabelo está danificado, com a sua estrutura enfraquecida. Nesse momento, os fios ficam mais propensos a rupturas perto da ponta, as quais dão sinais de múltiplas fibras ou de divisão", diz a expert. Se não houver tratamento, o próximo estágio será a quebra mais próxima à raiz, originando aquele look cheio de frizz.

 

Por que o cabelo se desgasta?

 

O fio é formado por 87% de queratina, 10% de água e 3% de lipídios. A partir dessa composição, Katya faz uma metáfora para ensinar como cada composto atua: "a queratina seria os tijolos, e os lipídios, o cimento". Ainda há uma camada extra de sebo que cobre e protege a superfície da madeixa.

 

No entanto, a profissional lista dois motivos principais que arruínam essa combinação e fragilizam o fio. "Primeiro, existem as agressões cumulativas, que ocorrem devido ao crescimento natural, à escovação, ao uso de secador etc.", enumera.

 

A segunda causa é a exposição ao sol. "Com a radiação UV, as redes de proteínas no interior das células e o complexo da membrana celular são modificados por ataques de radicais livres, resultando na quebra da fibra", explica.

 

A ponta dupla tem sempre o mesmo aspecto?

 

Não. Existem diversos tipos desse inconveniente. Ela começa com uma bifurcação superficial, que pode se abrir cada vez mais. "Se essa evolução não for interrompida, surgirá um cenário pior: as pontas duplas múltiplas", alerta a cientista. É raro, mas também pode ocorrer uma duplicidade no meio do fio.

 

Por que esse problema é mais frequente em cabelos compridos?

 

Quanto mais longo o fio, maior é a sua exposição a agressões e à radiação UV. "Além disso, a resistência das pontas é menor que a da raiz", afirma Katya.

 

Tem algum tipo de cabelo que facilita o aparecimento das pontas duplas?

 

Sim. Fios finos têm maior tendência a rupturas, assim como os tingidos, que tiveram sua camada de lipídios alterada. "Cabelos crespos também são mais propensos ao enfraquecimento", defende a profissional.

 

Apenas tesoura pode eliminar com as pontas duplas?

 

Não! Atualmente, existem produtos que reconstroem as pontas do cabelo. A nova linha Dove Reconstrução de Pontas Duplas, por exemplo, tem um complexo que atua nas ligações químicas do fio.

 

No álbum a seguir, você pode entender melhor como funciona o produto.

5 comentários nessa matéria

  • MAYARA VIVIAN

    MAYARA VIVIAN

    Vou adquirir para testar.

    Responder - 21 de julho às 19:31
  • ISRAELITA RODRIGUES

    ISRAELITA RODRIGUES

    Essa linha da Dove reconstrução deve ser boa mesmo,como todos os outros produtos Dove.

    Responder - 13 de julho às 22:39
  • FERNANDA PAZ FERNANDES

    FERNANDA PAZ FERNANDES

    Amei!

    Responder - 23 de junho às 20:20
  • PATRÍCIA GATO

    PATRÍCIA GATO

    Pontas duplas são terríveis. Vou experimentar!

    Responder - 29 de maio às 00:21
  • ANA PAULA RAMOS ROTA

    ANA PAULA RAMOS ROTA

    Matéria perfeita!! Vou experimentar a nova linha Dove Reconstrução de Pontas Duplas.. ;)

    Responder - 28 de maio às 22:02