Portal Vital

580 Matérias - 555 Likes - 3187 Comentários RSS

A variedade de produtos desenvolvidos para homens e mulheres é vasta, isso todos nós sabemos. E em alguns momentos, por vontade própria ou por falta do nosso item habitual, acabamos usando o do companheiro. Pode ser um gesto passageiro ou se tornar um hábito sem que você perceba, o que não é aconselhável! Eles contêm finalidades específicas e podem trazer resultados desagradáveis ao usá-los incorretamente.

 

Segundo o dermatologista Gabriel Sampaio, homens têm o tipo de pele diferente do das mulheres, e seus produtos contêm fórmulas igualmente distintas. “Possuem propriedades matificantes - com controle de brilho, oleosidade e menos poder hidratante, uma vez que a pele masculina tem maior produção de glândulas sebáceas”, explica.

 

Já o dermatologista Bruno Vargas afirma que o uso incorreto pode causar efeitos colaterais indesejados. “Aumento de oleosidade e surgimento de acnes podem surgir por causa da aplicação incorreta de um produto em determinado tipo de pele (seca, normal, oleosa e mista). E aconselha sobre ter comprometimento. “O maior benefício é garantir um resultado positivo com o uso do cosmético correto.”

 

Por causa da ação dos hormônios masculinos, os homens transpiram mais do que as mulheres, logo, necessitam de uma proteção extra, caso das linhas Axe, Dove Man+Care e Rexona Masculino.

 

Outro fator que pode ser um impeditivo na hora de usar o produto do sexo oposto é o cheiro. Enquanto os itens masculinos têm cheiro mais forte, marcantes, os femininos são mais delicados, como as linhas Rexona e Dove para elas. Ambas as marcas, aliás, também têm linha de sabonetes para cada gênero, assim como o shampoo Clear Men, cuja formulação foi destinada especialmente para os homens.

 

Casos especiais

 

“Ao longo da vida, a pele vai adquirindo características específicas: quando crianças, a pele é mais sensível, imatura, fina e, logo, os produtos devem ser livres de conservantes para evitar possíveis reações alérgicas”, explica o dermatologista Bruno Vargas.

Para os adultos é necessário usar produtos de acordo com o seu tipo de pele para evitar acne e oleosidade. 

O especialista também orienta sobre os cuidados com idosos “A pele dos idosos, como tem tendência a ser mais seca, necessita de muita hidratação, por isso são recomendados produtos com propriedades fortemente hidratantes", completa.

1 comentário nessa matéria

  • ANA PAULA RAMOS ROTA

    ANA PAULA RAMOS ROTA

    Amo!

    Responder - 21 de fevereiro às 23:17