Portal Vital

776 Matérias - 433 Likes - 2500 Comentários RSS

As aulas do segundo semestre começaram e, com elas, a preocupação de muitos pais com o desempenho de seus filhos nos estudos. Para evitar as notas baixas e, consequentemente, a recuperação ou a repetência no final do ano, é fundamental acompanhar a vida escolar das crianças.

 

“As notas ruins não representam apenas desinteresse e falta de estudo. O mau relacionamento com colegas ou professores, dificuldades de audição ou de visão, assim como problemas relativos à metodologia de ensino utilizada pelos professores, também podem interferir no desempenho escolar”, alerta Maria Ângela Barbato Carneiro, professora de educação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

 

Para o acompanhamento diário, a pedagoga aconselha que os pais chequem a agenda do filho, pois lá devem constar as lições a serem feitas e as datas de entrega. Outra dica importante é estabelecer horário e local para o estudo, seja uma escrivaninha ou a própria mesa da cozinha. É essencial, também, despertar o interesse dos pequenos pelo aprendizado. “Muitos estudantes apresentam um desempenho ruim na escola porque não têm estímulo em casa”, comenta a pedagoga.

 

Mas ninguém precisa ficar ao lado da criança o tempo todo! Pelo contrário: o aluno deve ter autonomia ao fazer a lição de casa. Por isso, na hora da tarefa, o adulto só pode interferir se houver um pedido de ajuda. E, mesmo assim, apenas para orientar e esclarecer dúvidas. Papais e mamães: jamais façam a lição ou as pesquisas pelos filhos, ok?

 

E se as notas baixas forem decorrentes da preguiça, vale, sim, uma punição, como proibir a televisão ou o videogame durante a semana. “Porém, o que for combinado deve ser mantido, sem que os pais se sintam penalizados por isso. Caso contrário, perderão os limites com os filhos”, ressalta Maria Ângela.

 

 

Confira o nosso Especial com matérias, dicas e receitas para as crianças!

 

 

 

Confira mais receitas, dicas e reportagens no nosso Especial das Crianças!


 

6 comentários nessa matéria

  • VANI CRISTINA CARDOSO

    VANI CRISTINA CARDOSO

    Sempre estou atenda á vida escolar de minha filha,mas tive sorte,minha filha foi é uma pessoa dedicada aos estudos

    Responder - 08 de agosto às 17:04
  • LEDA SOARES

    LEDA SOARES

    Fazer as tarefas escolares sempre foi um momento de prazer para nós, nos divertíamos, recortando, colando, lendo, aprendendo, colorindo, sempre ajudei sem diretamente fazer, minha filha foi decobrindo como a melhor maneira de fazer interagindo, sempre fui sua maior incentivadora a ler, ser assídua, amiga dos professores, boa colega, hoje na universidade ela colhe os frutos, com seus complexos trabalhos, tira de letra!

    Responder - 03 de agosto às 16:23
  • ELAINE SILVA PINHEIRO

    ELAINE SILVA PINHEIRO

    OLÁ ... TENHO UM FILHO DE 6 ANOS E ME DA MUITO TRABALHO COM ISSO ELE É MUITO DESTRAIDO , E EU NÃO TENHO COMSIGO MANTER PACIENCIA O Q É PIOR ABACO CONFUNDINDO ELE ... A MATERIA É MUITO BOA PRA MIM O CASTIGO É RUIM E NÃO FUNCIONA PQ EU ACABO FICANDO DE CASTIGO JUNTO COM ELE TAMBEM O QUR POSSO FAZER PARA MELHORAR ??elainepinheironick@hotmail.com

    Responder - 03 de agosto às 16:10
  • WILSON ROBERTO

    WILSON ROBERTO

    Olá equipe VITAL. Com certeza essa tema é bastante discutido,a educação começo "por dentro". Abraços,obrigado pela matéria.

    Responder - 03 de agosto às 15:39
  • VANESSA BRANDT

    VANESSA BRANDT

    Olá Vital!! Ainda não tenho filhos, mas com certeza é um tema muito importante que os pais devem ficar sempre de olho!! Abraços!!

    Responder - 03 de agosto às 15:31
  • ANA PAULA RAMOS ROTA

    ANA PAULA RAMOS ROTA

    Olá Vital, matéria muito importante!!! Todos os dias olho a agenda dos meus filhos, vejo se tem lição, trabalho! Nós entramos em um acordo, quanto a horário de estudar e fazer as tarefas escolares! Primeiro a obrigação depois a diversão! Não descuido disso. Sempre converso com meus filhos quanto à expectativas no Colégio! E se vão mal, a punição é proibir computador, video game ou outra coisa que gostam muito! Felizmente não tenho o que reclamar,eles são disciplinados! Perfeita matéria!!! Obrigada Portal Vital por sempre nos orientar ! Beijos =)

    Responder - 03 de agosto às 14:13