Portal Vital

770 Matérias - 433 Likes - 2481 Comentários RSS

Quem acabou de se casar ou vai morar sozinho pela primeira vez irá se deparar com tarefas domésticas que vão desde o preparo de uma comida saborosa até a lavagem de roupas e uma boa faxina. E não tem jeito: se você não quer passar fome nem viver em meio à bagunça, é preciso arregaçar as mangas! No entanto, a falta de experiência pode fazer com que a dona de casa de primeira viagem fique sem saber por onde começar.
 

Para ajudar você nessa tarefa, ouvimos as orientações de duas especialistas do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, assim como de uma analista da Intermediações Humaitá, empresa que faz seleção de empregadas domésticas. Confira as dicas!


Feijão com arroz: prato fácil e prático
 

Que a dupla dinâmica faz parte da dieta diária da população brasileira, todos sabem. E de acordo com a coordenadora de gastronomia do Centro Universitário Senac –Campos do Jordão, Claudia Moraes, seu preparo não tem mistério.
 


Feijão

– Escolha um grão graúdo e de safra nova. Elimine os quebrados ou sujos, lave e deixe de molho por uma hora.
– Coloque para cozinhar em panela de pressão na mesma água em que os grãos ficaram de molho. Use uma medida e meia de água para cada medida de grãos. Ou seja, para uma xícara de feijão, coloque uma e meia de água.
– Após a pressão, deixe cozinhar por 45 minutos.
– Em uma panela, coloque 1 colher de sopa de óleo e adicione um sachê de Knorr Meu Feijão. Aqueça em fogo baixo, refogando por 30 segundos, e adicione o feijão. Deixe ferver por 3 minutos e sirva em seguida!


Arroz

– Em uma panela, aqueça 1 colher de sopa de óleo e refogue uma xícara de arroz.
- Acrescente 1 sachê de Knorr Meu Arroz e mexa bem por dois minutos.
- Adicione 2 xícaras de água fervente e cozinhe em fogo médio, com a panela parcialmente tampada, por 10 minutos. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 5 minutos, ou até secar o líquido.
- Reserve por 5 minutos e pronto!
 

Lavar roupa sem sustos


Peças coloridas podem ser misturadas com brancas ou claras? Como tirar manchinhas que insistem em permanecer na sua blusa? Acompanhe a seguir um passo a passo de como lavar roupas, elaborado por Ana Carolina Pisciotta de Barros, professora do Centro Universitário Senac – Campus Campos do Jordão.


– Antes de lavar, faça uma triagem das peças, separando-as por tipo de tecido, quantidade de sujeira e cor. Algodão, tecidos sintéticos – como poliamida e microfibra – e artificiais – viscose e acetato – devem ser lavados à parte, para não formarem bolinhas. Não misture roupas coloridas com brancas, para não manchar.

– Remova eventuais manchas antes da lavagem. Quanto mais rapidamente você lavar, melhor o resultado. Ou então conte com a ajuda de OMO Líquido Super Concentrado, que reúne o poder da limpeza com a força do tira-manchas.

– Leia a etiqueta da roupa e o manual da máquina, pois existem processos diferentes para cada utilização.

– Não se esqueça de respeitar o limite de água para a quantidade de roupa a ser lavada. Ou seja, nada de lavar quilos de roupa com pouca água.
 

Passar roupa sem esforço


Há formas de tornar a tarefa menos cansativa, afirma Eva Galvão, analista de seleção da Intermediações Humaitá.

– Separe as peças por tipos de tecidos e funcionalidades. Não passe itens de mesa com roupa de cama, mais delicados.

– Coloque a temperatura do ferro de acordo com o tipo de tecido. "Os finos e nobres (seda, cetim e renda, por exemplo) devem ser passados em temperatura bem baixa. Já calças jeans aguentam temperaturas mais elevadas", afirma.

– Antes de passar, estique bem a roupa. Isso impede a formação de rugas na peça.


Varrer a casa


Parece uma tarefa simples, mas pode dar uma canseira. “Algumas dicas ajudam a limpar a casa sem espalhar poeira por todos os cantos”, explica Eva.

– Comece sempre pelo final da casa em direção à porta principal. Caso tenha corrente de ar na casa, feche as janelas antes de iniciar a varredura.

– Umedeça um pouco as pontas da vassoura. Isso evita levantar poeira e que fungos e bactérias se espalhem pelo ar da casa.

– Em vez de descartar o lixo após varrer cada cômodo, junte a sujeira. Após passar por todos os ambientes, finalize aplicando um produto antibactericida no chão.

 

3 comentários nessa matéria

  • LUCAS EMMNAUEL PEREIRA DE LIMA

    LUCAS EMMNAUEL PEREIRA DE LIMA

    gostei de materia!

    Responder - 16 de dezembro às 13:38
  • LUCAS EMMNAUEL PEREIRA DE LIMA

    LUCAS EMMNAUEL PEREIRA DE LIMA

    gostei de materia!

    Responder - 16 de dezembro às 13:38
  • CIBELE GONZAGA NASCIMENTO ROBERTO

    CIBELE GONZAGA NASCIMENTO ROBERTO

    muito boa essa matéria ainda bem que eu gosto de limpeza

    Responder - 01 de dezembro às 09:28