Portal Vital

481 Matérias - 346 Likes - 1977 Comentários RSS

Sol forte, altas temperaturas, locais abafados... Para aliviar o calor intenso, muita gente recorre aos sistemas condicionadores de ar. Realmente, eles refrescam – e até mesmo gelam – o ambiente, mas, sem os devidos cuidados, esses aparelhos podem trazer complicações para a saúde e agravar o quadro de doenças respiratórias.

 

“Uma das funções fisiológicas do nariz é filtrar, aquecer e umidificar o ar que inspiramos, para que ele chegue ao pulmão de forma agradável. O ar-condicionado, no entanto, tem justamente o objetivo inverso: ele esfria e retira a umidade do ambiente. Com isso, quem fica exposto à sua ação durante muitas horas pode sofrer com o ressecamento das vias respiratórias e, consequentemente, sentir dificuldade e desconforto para respirar, além de outros sintomas como tosse, garganta seca e sensível, irritação no nariz e olhos”, diz Mônica Menon, otorrinolaringologista e alergista, doutora em ciências médicas pela FMUSP.

 

E os problemas não param por aí, não! “A mucosa nasal é revestida por cílios vibrantes, responsáveis, juntamente com o ar que respiramos, por impedir a entrada de bactérias, fungos e vírus. Porém, quando a região está ressecada e fria, esses pelos ficam paralisados e essa proteção diminui. Dessa forma, a chance de contrair infecções aumenta”, explica a médica. E para aqueles que sofrem com quadros alérgicos, as reações se amplificam. “A mucosa fica ainda mais irritada, e a pessoa passa a ter crise de espirros”, afirma.

 

Quem tem rinossinusite também sente os danos. “A doença, que consiste na inflamação do revestimento interno (mucosa) do nariz e dos seios da face, pode se agravar com a presença do ar frio e seco. Mas se o paciente estiver tratado e com o quadro controlado, pode frequentar ambientes com ar-condicionado sem problemas”, avisa o alergista Clóvis Eduardo Galvão, diretor da ASBAI-SP (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia de São Paulo).

 

 

A limpeza é essencial

Se não for higienizado adequadamente, o ar-condicionado pode provocar e agravar doenças como resfriados, pneumonias, conjuntivites, rinites, asma e alergias respiratórias. “O fato é que tanto o filtro quanto o duto do aparelho acumulam impurezas existentes no ambiente, fazendo com que o ar circule contaminado de bactérias, ácaros, fungos e até mesmo pelos de animais”, alerta Clóvis Eduardo. Por isso, é essencial que a manutenção seja realizada frequentemente, com a limpeza do filtro e dos dutos internos do aparelho, conforme as recomendações do fabricante.

Proteja sua saúde

Uma maneira de minimizar os problemas causados pelo ressecamento do ar é utilizar recursos que ajudem a umidificar as vias respiratórias. “Aplique soro fisiológico ou gel nasal sempre que sentir necessidade”, aconselha Mônica. E, principalmente: hidrate-se bem. “Beba água de forma fracionada: meio copo de hora em hora”, ensina a médica. E quem trabalha em locais onde há ar-condicionado central e não é possível controlar a temperatura do ambiente, vale a pena manter um casaquinho sempre à mão, para manter o corpo aquecido e se proteger do frio.

38 comentários nessa matéria

  • CARLA DOS SANTOS

    CARLA DOS SANTOS

    Ar condicionado as vezes é bom mais tem horas que as pessoas nao sabe regular e com isso ficamos resfriado . fora a temperatura que ta quente la fora e frio no local o choque é muito grande com temperaturas no corpo.

    Responder - 04 de dezembro às 14:39
  • ENIO FERREIRA DA SILVA

    ENIO FERREIRA DA SILVA

    materia muito boa !

    Responder - 25 de novembro às 19:20
  • FRANCIANE OLIVEIRA LISBOA

    FRANCIANE OLIVEIRA LISBOA

    Tenho na minha sala no escritorio onde trabalho mas quase nao o uso sinto q quando ligo ele meu nariz ja entope!!! Entaoo passo calor mas respiro bem!!

    Responder - 06 de julho às 01:05
  • EDINA MARIA ALVES

    EDINA MARIA ALVES

    tVE UMA SÉRIA COMPLICAÇAO QUANDO VIAJEI POR CAUSA DO AR CONDICIONADO ,NO AVIAO E HOTEL ,TIVE RINOSINUSITE GRAVE.

    Responder - 06 de maio às 04:46
  • MIRIAM MENEZES

    MIRIAM MENEZES

    Muito boa a matéria

    Responder - 03 de abril às 11:16
  • DENISE LIBERATO

    DENISE LIBERATO

    Agora entendi ,porque ia dormir super confortável e acordava super congestionada,obrigada.

    Responder - 07 de março às 09:08
  • JOSE MARCELINO SPERA QUEIROZ

    JOSE MARCELINO SPERA QUEIROZ

    Lendo um dos comentários abaixo, lembrei-me também do ar condicionado do carro, é necessário trocar o filtro do ar condicionado a cada 10.000KM senão fica um cheiro ruim no carro .

    Responder - 10 de fevereiro às 18:11
  • QUELEN TEIXEIRA

    QUELEN TEIXEIRA

    Será que os ventiladores tambm tem perigo? Porque eles puxam por tráz toda a poeira que tem no ar e pelo chão de casa! Quando limpo os meus aqui saem muita sujeira!

    Responder - 10 de fevereiro às 12:01
  • JOSE FERNANDO DOS SANTOS FILHO

    JOSE FERNANDO DOS SANTOS FILHO

    Agora já sei o motivo do porque sinto dores no nariz após ficar muito tempo em um local com ar condicionado =/

    Responder - 02 de fevereiro às 18:30
  • SHIRLEY MARANHAO

    SHIRLEY MARANHAO

    Aqui no Rio é impossível não usar o ar condicionado. Então, como paliativo, deixo uma bacia de água no quarto, para umidificar o ar. Sugestão veiculada em matéria da internet. Ajuda e muito.

    Responder - 01 de fevereiro às 10:38
  • MARLI MOSCOSO

    MARLI MOSCOSO

    O problema é que com o calor de Salvador fica impossível não usar.

    Responder - 25 de janeiro às 21:30
  • SIMAO BS DA COSTA

    SIMAO BS DA COSTA

    Tenho problema de alergia rinite alergica e bronquite,esta materia me foi muito util pois estava pensando mesmo em comprar um ar condicionado futuramente

    Responder - 23 de janeiro às 19:22
  • KELLY POLONIA

    KELLY POLONIA

    Estou passando por este problema pois sou alérgica e acordo as vezes com a garganta seca!,fico ligando e desligando o aparelho durante a madrugada pois a temperatura na minha região é muito alta!....

    Responder - 23 de janeiro às 10:47
  • ENIO GIBRAIR LIMA DE OLIVEIRA GIBRAIR

    ENIO GIBRAIR LIMA DE OLIVEIRA GIBRAIR

    Esta matéria é muito oportuna pois estou instalando um aparelho de ar condicionado na minha sala de trabalho e agora lendo sobre o assunto já tomarei os cuidados necessários para evitar problemas de saúde. Valeu mesmo!!!!!!!!!!!!!!!.

    Responder - 23 de janeiro às 08:09
  • LETÍCIA ROSSI

    LETÍCIA ROSSI

    Adorei. Sou muito alérgica e muitas as vezes as pessoas não entendem como o ar condicionado nos incomoda quano está sem limpar a muito tempo. O do carro também. Adorei.

    Responder - 23 de janeiro às 07:36
  • JOÃO BATISTA ALMEIDA SANTOS SANTOS

    JOÃO BATISTA ALMEIDA SANTOS SANTOS

    Ótima reportagem, ela nos traz informações as quais teremos que pensar bastante sobre o bem estar e conforto que o ar condicionado proporciona mais é primordial é que devemos mesmo é nos preocupar com a nossa saúde, valeu Portal Vital...PARABÉNS!!!

    Responder - 22 de janeiro às 22:37
  • LUCIANE CAMPOS DE MELLO SILVA

    LUCIANE CAMPOS DE MELLO SILVA

    Achei essa reportagem fora de série, e nos alerta muito sobre a nossa saúde. Valeu Portal Vital vcs sempre na mão e com autenticidade!

    Responder - 22 de janeiro às 22:01
  • NERY AGENOR SILVA

    NERY AGENOR SILVA

    Desculpe se a minha pergunta, não for conveniente, para o assunto proposto, mas: Em quanto tempo deve-se limpar o filtro do ar condicionado (do tipo split)??? Uma vez por ano??? Uma vez por semestre??? Ou mais tempo??? Obrigado!!!

    Responder - 22 de janeiro às 21:20
  • VALERIA DIAS DE OLIVEIRA

    VALERIA DIAS DE OLIVEIRA

    Boa tarde Sr.Nery! Tenho ar condicionado em casa e meu irmão também trabalho com isso,então a cada 03 meses ele faz a limpeza do filtro.

    Responder - 24 de janeiro às 13:13
  • IOLANDA PEREIRA FRANÇA

    IOLANDA PEREIRA FRANÇA

    comprei um ar condicionado para minha filha esta matéria me alertou sobre as alergias vou ficar atenta ao usar o mesmo , pois ela tem rinite valeu Portal Vital por este grande esclarecimento!

    Responder - 22 de janeiro às 18:22
  • JACKELINE MORELLI

    JACKELINE MORELLI

    Convivo com o ar condicionado diariamente, pois trabalho em uma empresa de chocolates e isso nos obriga a ficar constantemente com o ar condicionado ligado 24 horas.

    Responder - 22 de janeiro às 11:05
  • SHEILA CIFUENTES

    SHEILA CIFUENTES

    Tenho horror a ar condicionado, todo lugar que entro e tem saio passando mal.

    Responder - 21 de janeiro às 23:19
  • RITA R. ZANON

    RITA R. ZANON

    Eu trabalho em uma sala com mais 03 pessoas, eu não gosto do ar, mas as outras 03 adoram, fica difícil, e pior é que não posso trocar de sala, me obrigo a tomar muita água o que não deixa de ser um ponto positivo...

    Responder - 20 de janeiro às 15:27
  • AIRAN FERREIRA SILVA DE CARVALHO

    AIRAN FERREIRA SILVA DE CARVALHO

    Gostei muito desta materia pois eu tenho rinossinusite e por causa disso sei bem os perigos do ar-condicionado.

    Responder - 20 de janeiro às 13:25
  • CARLOS AUGUSTO

    CARLOS AUGUSTO

    Otima materia,poucas são as pessoas que sabem sobre os maleficios do ar condicionado

    Responder - 20 de janeiro às 10:31
  • MARCIA RUIZ SIQUEIRA

    MARCIA RUIZ SIQUEIRA

    EU TRABALHO EM UMA CAIXA FRIGORIFICA RSRSR, QUER DIZER EM UMA EMPRESA ONDE TEM 3 HOMENS QUE TRABALHAM DE TERNO E SENTE MUITO CALOR, PORTANTO O AR FICA LIGADO O DIA TODO. SEI OS MALEFICIOS DO AR CONDICIONADO, POIS SINTO PELO MEU NARIZ QUE ARDE, E MINHA GARGANTA SECA. POR PRECAUÇÃO TOMO 1.5 LITROS DE AGUA POR DIA.

    Responder - 20 de janeiro às 09:31