Portal Vital

481 Matérias - 346 Likes - 1977 Comentários RSS

Poucas coisas incomodam tanto quanto um sapato que machuca. Um calçado desconfortável, daqueles que enchem os pés de bolhas, tira o bom humor de qualquer pessoa, seja numa ocasião mais formal, como no trabalho, ou até em uma festa ou viagem de férias. Por isso, alguns cuidados são fundamentais na hora de escolher o modelo ideal.

 

O ortopedista Fábio Ravaglia, presidente do Instituto de Ortopedia & Saúde (SP), explica que existem três formatos de pés: largos, médios e finos, que precisam se adequar a sapatos com essas características. Quem tem os maiores, deve utilizar os bicos mais arredondados ou quadrados - sandálias também são boas pedidas. Já para os menores, a melhor opção são os de bico fino.

 

Caso apresente algum problema no pé, como joanete, por exemplo, a indicação é usar um salto de, no máximo, 3 cm, com bico redondo ou quadrado. "Se desejar um bico fino, é necessário que seja um sapato largo, apenas com a pontinha fina", diz Ravaglia.

 

O ortopedista alerta ainda que os saltos altíssimos não são recomendáveis em nenhuma circunstância. "Se fala em saltos de 20 cm para a próxima estação, mas essa parte do calçado não deve ter mais de 10 cm. E, mesmo assim, tem que ser usado por pouco tempo, entre duas e três horas."

 

Para o especialista em medicina esportiva e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME), Jomar Souza, antes da estética, o consumidor deve pensar no conforto. E nada de cair naquela história de vendedor dizendo que o sapato “vai amaciar ou folgar com o uso”. “Se ele não se ajusta já na primeira vez, pode, ao longo do tempo, virar um tormento”, afirma Souza.

 

Outra dica é deixar para comprar o calçado no fim do dia, quando os pés estão mais inchados. A pessoa ainda deve experimentar o par e andar um pouco pela loja.

 

No caso dos tênis, é importante analisar o tipo de pé - cavo (em que a curva da planta do pé é mais acentuada) ou chato (em que a curva da planta do pé quase inexiste) - e o tipo de pisada. De acordo com Souza, avaliações em lojas de material esportivo podem dar uma noção, porém, o ideal é fazer uma baropodometria computadorizada (um exame de alta tecnologia que avalia a distribuição do peso do corpo em cada pé e os pontos de maior sobrecarga nas plantas) com um profissional.

6 comentários nessa matéria

  • ALESSANDRA CASSETTARI

    ALESSANDRA CASSETTARI

    Olá, como fisioterapeuta noto que os problemas nos pés vem aumentando desde muito cedo nas mulheres. Há...mas pq será né? é que nós mulheres olhamos sempre o mais bonito e nem sempre o mais confortável! Infelizmente vemos crianças já utilizando de saltos e plataformas não compatíveis com a idade onde os pés sofrem no futuro; mas nem sempre só os pés como também os joelhos e a coluna. Nossos pés merecem conforto e cuidados né;afinal quando formos naquela festa que tanto esperamos poderemos desfilar em um salto sem dores, o que acham?

    Responder - 03 de maio às 11:10
  • BARBARA GATTI

    BARBARA GATTI

    Realmente, sapatos desconfortáveis podem atrapalhar a rotina de um dia inteiro, além dos problemas que podem ocasionar à saúde. Achar um sapato adequado é muito complicado, principalmente quando após a compras eles amaciam demais e ficam soltos, deixando nos sem segurança ao andar. Obrigada Vital, pela matéria.

    Responder - 20 de março às 00:23
  • LUCIANA RODRIGUES DE FARIA

    LUCIANA RODRIGUES DE FARIA

    Vital, obrigada pelas dicas !!!

    Responder - 24 de fevereiro às 13:47
  • ELIANE DE CASSIA GALVANO UCZINSHI

    ELIANE DE CASSIA GALVANO UCZINSHI

    Nossos pés são nossa sustentação diária. Existem muitos sapatos bonitos e confortáveis, de salto baixo mas que nos deixam bonita do mesmo jeito. Obrigada Vital pelas dicas!

    Responder - 23 de fevereiro às 12:03
  • VANI CRISTINA CARDOSO

    VANI CRISTINA CARDOSO

    Hoje de manha comprei sandalia (altissima) para minha filha.Pelas dicas errei no horario de fazer a compra e na altura,salto altissimo,na minha opinião.....mas vai dizer para uma adolescente comprar algo + baixo!!!!eu sei o salto k devo usar...tomarei mais cuidado nas proximas vezes,dicas d+++++++++++++

    Responder - 22 de fevereiro às 16:17
  • ANA PAULA RAMOS ROTA

    ANA PAULA RAMOS ROTA

    A saúde dos pés também é muito importante!! Afinal, os pés é a nossa base, temos que ter muito carinho e cuidados com eles.. Eu adoro salto alto... mas não uso com muita frequencia.. Ótima matéria.. Vital, sempre presente na minha vida!!!!

    Responder - 22 de fevereiro às 13:55