Portal Vital

474 Matérias - 346 Likes - 1940 Comentários RSS

Cerca de 70% do corpo humano é constituído por água. Contudo, parte desse líquido é eliminada naturalmente, através da respiração, do suor e da urina. Por isso, é preciso estar sempre atento para repor o que foi perdido. “A água é responsável pelo transporte de nutrientes para o interior das células e pelo controle da temperatura corporal, além de ser indispensável para o processo digestivo e circulatório”, explica João César Castro Soares, endocrinologista e nutrólogo da Unifesp.
 

A falta desse líquido precioso pode trazer sérias consequências. Tontura, fraqueza, dor de cabeça e fadiga são sinais de desidratação. “Para manter o corpo bem hidratado, consuma, no mínimo, 2 litros de água por dia”, aconselha o médico.

 

Agora, entenda por quais razões a água é essencial para sua beleza e a saúde do organismo.


Ela regula a temperatura corporal


Durante a prática de exercícios físicos ou até mesmo nos dias de calor, a transpiração aumenta, eliminando, sobretudo, água. Essa é uma reação natural do corpo para manter a temperatura estável. “É preciso ingerir líquidos para repor a perda”, alerta o especialista.


Ela auxilia na digestão


A água ajuda na produção das enzimas, substâncias que participam das reações químicas no organismo durante a digestão. “Ela contribui, também, na produção do suco gástrico e da saliva, que auxiliam na digestão. Além disso, o consumo de água favorece o bom funcionamento do intestino”, explica a nutricionista Paula Gandin, diretora do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.


Ela fortalece as defesas do organismo e diminui o inchaço
Quando o corpo está bem hidratado, a circulação sanguínea aumenta. Assim, o transporte de ferro e de outros nutrientes chega rapidamente às celulas, protegendo o organismo de infecções. “O corpo hidratado consegue eliminar sódio, responsável pela retenção de líquidos e inchaço”, observa o endocrinologista.

 

Ela garante a absorção dos nutrientes


A hidratação correta garante o volume ideal de sangue, responsável por transportar os nutrientes até as células.


Ela previne a celulite


As toxinas presentes no corpo são eliminadas por meio do suor e da urina. A ingestão diária de água torna esse processo mais eficiente, e o organismo passa por uma verdadeira faxina, eliminando, inclusive, as toxinas causadoras da celulite.


Ela dá uma força na beleza!


O organismo bem hidratado transporta nutrientes, vitaminas e sais minerais até as células mais rápido. Consequência: pele viçosa, cabelo brilhante e unhas fortes e saudáveis.

 

Para manter o corpo bem hidratado


— Consuma água antes mesmo de sentir sede. Quando a sensação de sede vem, é sinal de que o corpo já está desidratando.

— “Faça calor ou frio, é preciso tomar de oito a dez copos de água por dia. Para controlar a dose ingerida, distribua a quantidade ao longo do período, estabelecendo metas. Por exemplo: três copos (250 ml) pela manhã + quatro copos à tarde + três à noite”, sugere a nutricionista.

— Se você não gosta de tomar água, aposte em sucos de frutas naturais, sem açúcar, e chás de ervas (camomila, hortelã, cidreira, capim-limão).

— Dê mais sabor à sua água. Adicione gotas de limão, sementes de maracujá ou folhas de hortelã.

— Mantenha sempre uma garrafa de água à mão, seja no escritório, no carro ou em casa.

 

Quer saber mais sobre outras vantagens do consumo da água e de hábitos saudáveis de vida? Confira as matérias:

 

É hora de se mexer

 

Evite a retenção de líquidos

É hora de se mexer

A diferença entre refinados e integrais

3 comentários nessa matéria

  • ISRAELITA RODRIGUES

    ISRAELITA RODRIGUES

    Água...Líquido precioso,faz tão bem ao organismo e até ajuda na beleza.Então,vamos beber bastante água amigas!!!

    Responder - 31 de outubro às 21:50
  • JANETE  DE FATIMA RIBEIRO DA SILVA

    JANETE DE FATIMA RIBEIRO DA SILVA

    Estou tentando tomar 02 litros por dia, mas as vezes não é facil.

    Responder - 31 de outubro às 00:16
  • ANA PAULA RAMOS ROTA

    ANA PAULA RAMOS ROTA

    Humm amo água!! :)

    Responder - 28 de junho às 18:31