Portal Vital

507 Matérias - 555 Likes - 2986 Comentários RSS

Pele mais jovem, hidratada e saudável, mais tônus muscular, cabelos sedosos e com vitalidade e unhas mais fortalecidas. Esses são alguns dos benefícios do colágeno para o corpo, que incluem ainda a influência positiva que exerce em articulações, cartilagens e mesmo nos ossos. Mas, afinal, o que é essa substância tão prodigiosa?

 

Trata-se de uma das maiores moléculas de proteína no organismo, explica a nutricionista clínica Virgínia Nascimento, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). Ele forma as estruturas dos tecidos de articulações, tendões, músculos, unhas, pele, ossos, dentes, vasos sanguíneos e cabelos. Tem também papel importante na cicatrização e na diminuição da flacidez. "Quando um tecido sofre agressão, como uma inflamação, ocorre maior demanda de colágeno no local", afirma a nutricionista.

 

Durante o processo de envelhecimento, o organismo reduz a produção da substância. Os efeitos negativos podem ser facilmente percebidos na pele, nas articulações, unhas e cabelos, complementa a vice-presidente da Asbran. "A falta de colágeno interfere no enfraquecimento e envelhecimento da pele", destaca.

 

Para evitar esse problema, é recomendável ingerir alimentos ricos em proteínas de origem animal ou algas. A nutricionista afirma que o consumo diário recomendado é de 5 a 10 gramas, quantidade que pode ser suprida por um bife de carne vermelha. Gelatinas também são ricas nessa substância. O colágeno é encontrado ainda sob a forma de pó e cápsulas, ideais para quem apresenta deficiência dessa proteína no organismo.

 

Porém, para que seja processado no organismo (para que ocorra a “síntese”), é fundamental a presença de vitamina C (ácido ascórbico). Por isso, "o colágeno deve ser associado aos sucos de frutas, de preferência sucos ricos em vitamina C, como laranja, tangerina, caju, goiaba, abacaxi e acerola", ressalta Virgínia.

 

Não há contraindicação, mas o risco de consumi-lo em excesso, durante um longo período, é de sobrecarregar os rins ou o fígado, diz a nutricionista. Tomando esses cuidados, é só aproveitar o que o colágeno traz de melhor ao seu corpo!

8 comentários nessa matéria

  • ISRAELITA RODRIGUES

    ISRAELITA RODRIGUES

    Matéria interessante, a mulherada adora.

    Responder - 13 de fevereiro às 00:39
  • SILVIA OLIVEIRA

    SILVIA OLIVEIRA

    AMEI A MATÉRIA SOBRE O COLÁGENO, EU FAÇO O USO DESDE OS MEUS 23 ANOS SINTO QUE ELE ME AJUDA A MANTER O PESO TAMBÉM,PRINCIPALMENTE MANIPULADO COM A GELATINA EM PÓ...

    Responder - 17 de janeiro às 21:12
  • ZILDA CARMEN SPERA QUEIROZ

    ZILDA CARMEN SPERA QUEIROZ

    Muito interessante, não tinha conhecimento de tantos benefícios do colágeno. Estou precisando por causa de minhas articulações. obrigado pela dica

    Responder - 30 de novembro às 21:00
  • ANA PAULA RAMOS ROTA

    ANA PAULA RAMOS ROTA

    Matéria ótima!!!! Adorei poder saber mais sobre colágeno!!obrigada pelas informações....

    Responder - 06 de junho às 18:18
  • ROSILDA PEREIRA

    ROSILDA PEREIRA

    Eu tomo ração humana e sempre acrescento o colágeno na minha ração. beijos Rosilda - 11/02/2011

    Responder - 11 de fevereiro às 07:58
  • CARMEN SILVA

    CARMEN SILVA

    muito informativo- amo novidades sobre cuidados de cabelo

    Responder - 22 de dezembro às 11:11
  • DANIELLA ANGELIM FERNANDES DE MORAES

    DANIELLA ANGELIM FERNANDES DE MORAES

    Eu estou tomando colágeno em pó, que comprei numa loja de produtos naturais na zona cerealista do Centro de São Paulo. Tenho 25 anos e não que eu tenha medo de ficar mais velha, mais o que puder ser feito para retardar e cuidar melhor da pele ... é melhor fazer! Adorei a matéria!

    Responder - 03 de dezembro às 18:49
  • GIVANISE ALVES DA SILVA

    GIVANISE ALVES DA SILVA

    Já estou com 45 anos e sempre pensei em tomar o colágeno como suplemento,depois desta matéria resolvi comprar e começar hoje mesmo,obrigada e bjussssssss a todos !!!

    Responder - 18 de novembro às 11:08